Logística sustentável

Conheça algumas formas da logística sustentável e entenda como a Lar Plásticos posiciona-se como uma parceira do setor.

A logística é a área responsável pelas operações e movimentações de uma empresa e, dadas as circunstâncias de sua atuação, que está diretamente relacionado ao transporte de produtos, pode desencadear um impacto negativo ao meio ambiente, através do consumo excessivo de recursos naturais e à geração de poluição.

Entretanto, ao passo que a sustentabilidade torna-se mais amplamente discutida, as empresas estão buscando a adoção de novas práticas em suas cadeias de suprimentos, visando reduzir seu impacto ambiental e contribuir para um futuro mais verde. Para isso, a logística está entre as frentes que mais necessitam adaptar-se às mudanças, que incluem por exemplo:

  • Otimizar rotas e modos de transporte: Um dos principais desafios da logística é encontrar o equilíbrio entre a eficiência e o menor impacto ambiental. Uma maneira de alcançar isso é otimizando as rotas de transporte e escolhendo os modos mais adequados. Utilizar sistemas de gerenciamento de transporte e roteirização inteligente pode ajudar a reduzir as distâncias percorridas, minimizando o consumo de combustível e as emissões de carbono. Além disso, priorizar o uso de transporte marítimo, ferroviário ou fluvial em vez de caminhões pode ser uma opção mais sustentável sempre que possível.
  • Adotar embalagens sustentáveis: A escolha das embalagens também desempenha um papel importante na sustentabilidade da logística. Optar pelas recicláveis, biodegradáveis ou feitas com materiais sustentáveis pode reduzir o desperdício e o impacto ambiental. Sem contar que, procurar maneiras de diminuir o tamanho e o peso das embalagens pode levar a uma redução no consumo de energia e nos custos de transporte.
  • Implementar a logística reversa: A logística reversa envolve o retorno de produtos, materiais ou embalagens ao ponto de origem, a fim de promover a reciclagem, a reutilização ou a destinação adequada. Ao implementar programas de logística reversa, as empresas podem reduzir o descarte inadequado de produtos e incentivar a economia circular. Isso não apenas ajuda o meio ambiente, mas também pode gerar benefícios financeiros, como a redução de custos de produção e a criação de novas oportunidades de negócios.
  • Investir em tecnologia e inovação: A tecnologia desempenha um papel fundamental na busca por uma logística mais sustentável. A adoção de sistemas de gestão de armazéns, rastreamento por GPS, sensores de monitoramento de temperatura e outras soluções tecnológicas pode ajudar a reduzir o desperdício, otimizar o uso de recursos e melhorar a eficiência operacional. Além disso, a inovação constante no setor logístico, como a utilização de veículos elétricos ou a implementação de energia renovável em armazéns, pode impulsionar a sustentabilidade e reduzir a pegada de carbono.
  • Parcerias sustentáveis: Estabelecer parcerias com fornecedores e transportadoras comprometidas com práticas sustentáveis pode ter um impacto significativo na logística de uma empresa. Ao selecionar parceiros que compartilham os mesmos valores ambientais, é possível criar uma rede de fornecimento mais sustentável e trabalhar em conjunto para implementar estratégias ecologicamente corretas.

Tornar a logística de uma empresa mais sustentável é um desafio que requer comprometimento, planejamento e investimento. No entanto, os benefícios vão além da redução do impacto ambiental – incluem a redução de custos, o fortalecimento da reputação da marca e a criação de um diferencial competitivo. Ao adotar práticas sustentáveis na logística, as empresas não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também garantem um futuro mais sustentável para todos.

A Lar Plásticos é uma plataforma de transformação sustentável do plástico que atua como uma forte parceira da área de logística ao desenvolver soluções que colaboram com a melhoria de processos internos de armazenamento, por exemplo, por meio da produção de pallets sustentáveis.

A marca ainda contribui com o meio ambiente e com as empresas ao garantir a reutilização do resíduo plástico pós-consumo em sua linha de produção, dando destinação correta a mais de 1 tonelada desse material mensalmente.

Share the Post:

Posts Relacionados