Por que algumas espécies entram em extinção?

Entenda como a ação humana tem influenciado na piora da extinção com efeitos imprevisíveis.

A extinção de espécies animais é um fenômeno natural que ocorre ao longo da história da Terra. No entanto, atualmente, o que o mundo tem testemunhado é uma taxa de extinção alarmante, muito acima do natural. Essa aceleração preocupante é resultado direto da interferência humana no meio ambiente, sendo que existem várias razões pelas quais algumas espécies estão enfrentando o risco de desaparecimento completo.

Neste sentido, a expansão urbana, a conversão de áreas selvagens em terras agrícolas, o desmatamento e a mineração são as principais atividades humanas que causam a perda e a degradação dos habitats naturais que refletem neste fenômeno ao privar os animais de seus locais de reprodução e alimentação.

Além disso, a atuação humana pós-industrialização impulsiona cada dias mais o aumento da temperatura global, bem como o derretimento do gelo polar e a acidificação dos oceanos. Desta forma, os eventos climáticos extremos afetam negativamente a sobrevivência de inúmeras espécies, em especial as que não conseguem adaptar-se rapidamente a essas transições e acabam desaparecendo.

Outro fator que impacta diretamente a vida dos animais silvestres é sua exploração excessiva para alimentação, acompanhada do sistema de pesca insustentável para a natureza e o comércio de partes do corpo (como marfim e chifres). A caça ilegal, em particular, tem dizimado populações de animais, como rinocerontes, elefantes e tigres.

Ainda em relação à ação humana, o meio ambiente tem sido prejudicado diretamente com a poluição do ar, da água e do solo, condições prejudiciais à fauna em geral, sendo necessário um enfrentamento de forma eficiente por parte de todos os setores da sociedade, sejam eles públicos ou privados.

Para isso, é necessária a conscientização coletiva sobre a importância da conservação da biodiversidade para todo a manutenção do ecossistema, já que cada espécie desempenha um papel fundamental no equilíbrio ecológico e a perda de uma única espécie pode ter efeitos cascata imprevisíveis.

A Lar Plásticos atua como uma parceira ativa do meio ambiente, ao garantir, anualmente, a destinação correta de toneladas de resíduo plástico pós-consumo, evitando a poluição do solo e, especialmente, dos oceanos que são altamente prejudicados com esse tipo de material.

Share the Post:

Posts Relacionados