Entenda como algumas mudanças no processo impactam na logística interna das organizações e podem contribuir com o meio ambiente
O ambiente corporativo vive uma constante busca de melhorias que otimizem os resultados alcançados, o que impacta diretamente no aumento da margem de lucro. Neste sentido, uma prática que, quando aplicada da forma correta, contribui com essa melhora é a logística sustentável, que une a eficiência operacional e a consciência ambiental.
Considerando que a sustentabilidade tem se tornado um tema cada vez mais importante para os negócios, já que implica diretamente na decisão de compra do consumidor, compreender e implementar esse modelo de atuação nos processos internos torna-se imprescindível para as marcas que desejam acompanhar as tendências do mercado.
A logística sustentável ainda é capaz de gerar uma série de benefícios diretos para a empresa, como por exemplo, através da minimização do desperdício de insumos e dos custos. Além disso, no quesito ambiental, ela permite a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera, contribuindo com a redução do impacto no aquecimento global e aumento médio da temperatura no planeta.
Esse sistema visa alcançar uma atuação mais estratégica por parte das organizações, para que o estímulo ao crescimento e ao alcance de metas não seja feito sem considerar o comportamento da marca na questão social e ambiental. Há algumas formas de implementar esse modelo, como através da logística reversa, que melhora a eficiência do processo de transporte e ainda contribui com a redução de embalagens.
O objetivo da logística reversa é viabilizar a coleta e reutilização dos resíduos sólidos gerados durante o processo produtivo ou o uso dos produtos pelo consumidor final. Para isso, são aplicadas algumas técnicas, como o recolhimento dos produtos descartáveis ou a conscientização sobre a destinação correta desse material.
Já no cotidiano do setor logístico, uma forma de ser mais sustentável é investindo em pallets de plástico, que auxiliam na organização e otimização dos processos. Eles possuem maior durabilidade e ainda podem ser destinados ao processo de reciclagem quando quebrados ou danificados com os anos de uso.
A Lar Plásticos conta com uma linha completa de pallets plásticos que são produzidos de forma ainda mais responsável ambientalmente, já que a empresa é líder nacional no tratamento e reutilização do resíduo plástico para seu processo produtivo. Assim, mais de 95% dos itens fabricados pela marca são baseados nesse insumo.
Como uma plataforma de transformação sustentável, a Lar Plásticos é um case de sucesso em relação ao aumento do ciclo de vida e à circularidade do plástico, dando a destinação correta a esse resíduo produzido em grande quantidade pela sociedade, que poderia acabar poluindo solos e mares e prejudicando diretamente o meio ambiente.