Dia Mundial dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos visa alertar toda a população sobre importância de atuar coletivamente na preservação de todo esse ecossistema.

De acordo com um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), estima-se que, anualmente, sejam despejados cerca de 11 milhões de toneladas de resíduo plástico nos oceanos. Com isso, as altas taxas de poluição marinha prejudicam em larga escala os ecossistemas que mantêm o equilíbrio natural do planeta, já que os oceanos impactam diretamente o clima e a geração de oxigênio.

Desta forma, as Nações Unidas definiram o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos como uma forma de conscientização sobre a importância de proteger esse recurso. Mas, afinal, é possível controlar essa situação que, muitas vezes, parece ser irreversível? A resposta é: sim. Entretanto, a mudança só será alcançada através de uma ampla atuação coletiva.

A adoção de hábitos mais sustentáveis e responsáveis é o ponto de partida, devendo envolver todos os setores da sociedade em atitudes diárias. Confira algumas formas de contribuir com esse movimento e mobilizar ainda mais pessoas:

  1. Reduza o uso de plástico (especialmente os de uso único): O plástico é essencial em todos os setores do cotidiano, porém, também figura entre os principais poluentes dos oceanos. Por isso, é importante reduzir o uso de descartáveis, como sacolas, canudos e garrafas, trocando esses itens pelos reutilizáveis.
  2. Opte por produtos e empresas sustentáveis: Produtos voltados à higiene pessoal e limpeza tendem a conter substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente, por isso, a melhor opção são os produtos biodegradáveis de marcas eco-friendly.
  3. Descarte o lixo corretamente: Certifique-se sobre o tipo de material e separe sempre os resíduos recicláveis, direcionando-os para o tratamento correto para evitar seu descarte na natureza e, posteriormente, no mar.

A Lar Plásticos é uma empresa 100% brasileira que atua com comprometimento e responsabilidade socioambiental. Com foco no tratamento do resíduo plástico, a marca é uma referência em economia circular e sustentabilidade ao garantir o fechamento do ciclo de vida desse material que seria descartado incorretamente.

Share the Post:

Posts Relacionados