Mitos e Verdades Sobre o Plástico

mitos e verdades sobre o plástico

Quando se trata de sustentabilidade, sabemos que o tema ‘’plástico’’ sempre gera polêmicas. Existem alguns mitos e verdades sobre o plástico. Vamos falar um pouco sobre isso?

Plástico e sustentabilidade podem andar juntos…

Verdade! Já falamos aqui sobre a indústria transformadora do plástico e seu papel sustentável. Os plásticos estão inseridos em nossas vidas e fazem parte da nossa história e cultura de tal forma que seria quase impossível imaginar o mundo sem eles.

Em contrapartida, o surgimento cada vez mais forte de uma consciência ambiental tem feito com que muitas pessoas e empresas revejam e repensem suas práticas de consumo, reduzindo significativamente a utilização excessiva do material, principalmente os descartáveis.

O Plástico assume, muitas vezes, o papel de vilão. E sabemos que não é bem assim. Com este artigo, vamos mostrar alguns mitos e verdades sobre o plástico. Confira a seguir!

O ciclo de vida dos plásticos é curto…

Mito! Embora diversos tipos de materiais descartáveis sejam produzidos através do plástico, sabemos que atualmente quase 60% dos produtos fabricados com esta matéria prima possuem longa vida útil. O plástico tem um enorme potencial de transformação, reutilização e reciclagem. Dentro do conceito da Economia Circular, os produtos de plástico descartados corretamente são tratados como insumo para a produção de novos produtos. Com isso, minimizamos a utilização de recursos, agrega-se valor ao produto e o ciclo de vida dos resíduos aumenta consideravelmente, de forma positiva.

É preciso eliminar de vez a utilização de plásticos…

Mito! O plástico é essencial em diversos setores. Principalmente na indústria farmacêutica e hospitalar, onde é muito utilizado por questões de higiene e segurança. É praticamente impossível acabar com a utilização deste material. Por outro lado, é necessário que todos utilizem produtos de plástico com consciência e responsabilidade, afim de reduzir os impactos ao meio ambiente.

Plásticos são tóxicos e fazem mal para a saúde…

Mito! Por lei, produtos feitos de plástico não podem liberar quaisquer substâncias indesejadas ou prejudiciais durante sua utilização. No Brasil as regulamentações desse material são muito exigentes. Portanto, a utilização de materiais plásticos é completamente segura em termos de saúde, desde que as condições de utilização estabelecidas pelos fabricantes sejam seguidas corretamente.

O Plástico pode salvar vidas…

Verdade! Desde o seu surgimento em 1862, o plástico vem contribuindo com a evolução e com o progresso da história da humanidade. A medicina moderna, por exemplo, não teria avançado sem a utilização e as aplicações específicas desse material.

Durante a pandemia de Covid-19 o plástico tem se mostrado um item indispensável e se tornou um grande aliado na luta pela vida e pela disseminação do vírus. Sem ele, seria inviável o acesso à diversos itens essenciais, tais como: máscaras, equipamentos de proteção individual (EPIs), embalagens, bicos protetores de agulha, seringas, etc.

Resíduos de plástico estão destruindo o meio ambiente…

Depende! Opa, como assim? Calma, que vamos explicar:
A falta de informação de um modo geral, o descarte incorreto dos resíduos e o consumo desenfreado de plásticos descartáveis são os principais motivos pelas tragédias ambientais e a poluição dos oceanos.

Devemos ter em mente que o plástico não vai parar sozinho na natureza e precisamos colaborar para que os resíduos de plástico sejam tratados e destinados corretamente.

Portanto, podemos perceber que o plástico não é o vilão e sim aqueles que fazem seu descarte de forma inadequada. Na maior parte dos casos, os problemas causados pelo plástico são a consequência da falta de políticas públicas e de consciência ambiental da população.

Gostou de conhecer os mitos e verdades sobre o plástico?

Na Lar Plásticos, utilizamos matéria prima reciclada para fabricar produtos que podem retornar à cadeia produtiva, quando chegarem ao final de seu ciclo de vida.

Entre em contato  conosco, teremos muito prazer em atendê-lo.

(11) 4416-6868
(11) 4416-7980
(21) 3956-3885

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça nossos Produtos Sustentáveis
Curta nossa página no Facebook
Acesse nossa página no LinkedIn
Siga a gente no Instagram
Confira nosso canal no Youtube

Share the Post:

Posts Relacionados